Line 6 HX Stomp XL – Review

1
5599
Hx Stomp Xl

HX Stomp XL – uma pedaleira com maior flexibilidade de comutação e o poder de dispositivos Helix maiores – Será que essa multi-efeitos é boa?

Até agora, a linha 6 HX Stomp tem sido o ajuste perfeito para quem quer comprar a experiência da Linha 6, mas não quer uma pedaleira enorme – ou muito cara.

Como uma unidade de pedalada multi-efeitos amigável com sons Helix (todos os mesmos efeitos, amplificadores, caixas e carregamento de IR como o processador principal), ele também ostenta os mesmos conversores de 24 bits/192kHz, circuitos de impedância analógica e entradas de guitarra com 123dB de alcance dinâmico.

O HX Stomp normal, no entanto, não tem algumas das combinações mais complexas de construção de som helix, algo que poucos considerariam uma desvantagem, considerando que tem uma grande gama de sons independentemente e vem a um preço muito mais barato. No entanto, um compromisso que poderia adiar potenciais usuários é o fato de que a unidade tem apenas três pedais desde 2008.

Embora existam maneiras de fazer esses footswitches funcionarem por você, os músicos que anseiam pela flexibilidade oferecida por um número maior tiveram suas orações respondidas pelo lançamento da nova versão XL da Linha 6, que aumenta o número de footswitch de três para oito.

HX STOMP XL:

Hx Stomp Xl

Em uso

Com um número maior de detalhes, o HX Stomp XL obviamente cresceu em largura – então ele ainda pode ser descrito como ‘board-friendly?’. Bem, sim, nós diríamos assim: é um pouco mais de 130 mm (cinco polegadas) mais largo do que seu irmão menor, mas ainda é menor do que o tamanho de dois pedais da série Boss 500, lado a lado. As medidas dela são 315 mm de comprimento, 120 mm de largura e 50 mm de altura.

Além disso, essa diferença de largura não é bem o que parece, porque o menor HX Stomp tinha entradas em ambos os lados, bem como na traseira, de modo que qualquer plugue nessas entradas laterais aumentaria o espaço. Em contraste, o XL coloca todas as suas tomadas no painel traseiro, o que significa que essas entradas laterais podem facilmente encostar-se em outros pedais sem problemas no seu pedal board.

Hx Stomp Xl

Outra coisa que migrou para o painel traseiro é o botão Volume, e agora está retrátil. Isso significa que você pode definir o seu volume e empurrá-lo de volta para o chassi, para que ele não possa ser acidentalmente batido durante um show. É provavelmente um pouco mais difícil ajustar o volume de saída agora, mas a natureza do pedal praticamente significa que seria um controle de “set-and-forget” de qualquer maneira.

O XL tem duas predefinições a mais que o modelo menor, mas, além delas, ainda é o mesmo conjunto. O que mudou, porém, é que agora você recebe quatro instantâneos em vez de três em um preset – um instantâneo sendo um preset dentro de uma predefinição, que pode ter parâmetros alterados, um número diferente de blocos ativos ou uma combinação de ambos. Estes entram em jogo no modo Snapshot (inseridos pressionando os dois footswitches de seta para cima/para baixo juntos) onde eles são instantaneamente acessíveis.

Hx Stomp Xl

Na verdade, a troca entre diferentes modos é realmente descomplicada no XL. Os dois modos principais que provavelmente gravitaríamos para uso prático do palco são Preset e Stomp. No Modo Preset, os quatro presets em um banco são mapeadas para footswitches De A à D e você muda de banco usando os footswitches para cima/para baixo.

Quando você selecionar um preset, você pode simplesmente acertar o footswitch mode para entrar no Modo Stomp, onde seis blocos de presets são atribuídos à matriz principal de seis footswitches, todos com anéis LED codificados por cores, espelhados no display ‘Play view’, que é dividido em seis retângulos coloridos.

Há outros dois modos. Um deles é um Modo Looper, que atribui controles de looper em seis footswitches – flexibilidade que antes só estava disponível instantaneamente se você adicionasse controlador midi externo.

O outro modo é o Pedal Edit, que efetivamente oferece ajuste de parâmetros de mãos livres usando os pontinhos. Isso pode ser útil para um ajuste rápido no palco, mas a edição prática do painel frontal já é simples, ajudada pela seleção de blocos através do touch da parte superior do footswitch.

Hx Stomp Xl

É, porém, um display bastante pequeno – longe do palco é muito mais prático acessar o software HX Edit baseado em computador via USB. Há muito espaço para atribuir parâmetros para controle externo e a tomada de pedal/footswitch de expressão tem opções para conectar até dois dispositivos se você usar um cabo Y.

Por padrão, a entrada está definida para um Pedal de Expressão mission SP1-L6H line 6 com um interruptor que alterna entre EXP 1 (Wah/Pitch Wham) e EXP 2 (Volume/Pan). Há também a possibilidade de usar o controle MIDI, já que qualquer bloco ou parâmetro pode ser atribuído a uma mensagem CC recebida.

Hx Stomp Xl

Sons

Claro, todas as instalações do pedal significariam muito pouco se os sons não estivessem à altura, mas não há perigo lá, já que esses sons de pedigree já estão em uso por muitos guitarristas e baixistas para o trabalho ao vivo e para gravação.

Com até oito blocos (permitindo DSP) em uma cadeia de sinais seriais com possibilidades de roteamento paralelo, e mais de 300 modelos para preenchê-los, incluindo mais de 80 amps, a unidade é capaz de uma flexibilidade sônica para se adequar a uma ampla gama de estilos musicais, quer você esteja procurando uma cadeia composta de amplificadores/efeitos compostos totalmente processados ou queira configurar os presets como pedalboards que acessem um monte de efeitos individuais.

Os 25 bancos de presets escritas por fábrica refletem essa flexibilidade, desde alguns simples sons de amplificação/táxi prontos para gravar, passando por construções sônicas ambiciosamente complexas. Muito para explorar e talvez usar como trampolim para criar seus próprios sons se você não quiser construir um preset do zero.

Hx Stomp Xl

Veredito

É uma jogada inteligente da Linha 6 oferecer duas alternativas para quem quiser adicionar sons de Helix ao seu pedalboard existente. Ou talvez eles queiram tê-lo como peça central de uma nova plataforma, ou mesmo como sua única fonte de efeitos – algo que o XL é particularmente adequado para com seis efeitos comutadores instantaneamente disponíveis.

Ambos também têm essa capacidade de ‘fly rig’ para fácil portabilidade e conexão direta a um PA, fazendo grande uso da simulação de amplifcadores e caixas. Além disso, ambos se prestam bem à gravação em casa e à prática silenciosa com capacidade de áudio USB muito flexível, bem como saída dedicada para fones de ouvido.

O preço do XL pode ser em torno de R$ 1.500,00 a mais do que sua irmã menor – mas para o aumento da flexibilidade no palco que está em jogo aqui com esses footswitches extras, calculamos que é dinheiro muito bem gasto, especialmente se você tem espaço para acomodá-lo.

Ouça mais:

 

LINE 6 – HX STOMP XL:
Saiba mais em: LINE 6

A PEDALEIRA FOI ADQUIRIDA EM:
Loja: RIC STORE

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here